sábado, 12 de junho de 2010

ASIAN KUNG-FU GENERATION ~ アジアン・カンフー・ジェネレーション ~ Ajian Kanfū Jenerēshon


Acho que Asian Kung-Fu generation é uma banda bastante conhecida entre o povo otaku - principalmente por aberturas de anime, claro. Quem nunca vibrou com Haruka Kanata (Naruto), Rewite (FullMetal Alchemist) ou After Dark (Bleach)?

Mas enfim, Asian Kung-Fu Generation (também conhecida pelas abreviações AKFG, AKG e pelo apelido Ajikan) é muito mais do que
essas três aberturas.

Claro que, as opening geralmente 'abrem portas' para a pessoa conhecer algumas bandas de fora. Foi o meu caso, XD a diferença é que eu comecei a ouvir Rewrite por indicação de um amigo, e só depois fui ver que era a abertura de um anime. lol

Enfim, eu acabei indo procurar mais músicas assim que conheci a After Dark, e de repente Ajikan não era pra mim só mais "uma banda que fez algumas aberturas de anime", era uma das minhas bandas favoritas... se não a número um.
Por algum motivo, o som deles meio que me completa, me dá o 'tchans que tava faltando', coisas assim.

Quando eu escuto Ajikan
me sinto em paz, me sinto motivado, sinto minha imaginação fluindo. Quando eu escuto Ajikan eu penso em forma de anime.E cara, como eu adoro isso.

Bom, basicamente, a música deles é um Rock Indie e às vezes alternativo. Eu não sou nenhum especialista pra criticar
seriamente eles, mas como fã eu posso dizer que adoro todo o conjunto: a guitarra não muito complexa porém bem perceptível, o baixo marcante (pô pega o começo de Haruka Kanata) a bateria que é uma das poucas que eu realmente reparo (como exemplo pega a BlueTrain) e o vocal 'agradavelmente desafinado' do Gotō.

As músicas são a maioria das vezes calmas, ou suavemente agitadas (?) nada muito pesado; e as letras falam de problemas comuns, declarações de
amor, etc, com aquele feeling de "me expressando pra desatar o nó na garganta".

Claro que como todas Japanese Lyrics, algumas
passagens não fazer muito sentido de cara xD mas são geniais mesmo assim. Pô, quem é que iria comparar a dificuldade de expressar sentimentos com uma larva aquática em seu casulo? (música: Neotony) Pois é, legal. :)
Quem conhece Weezer vai identificar a semelhança entre as bandas.


A banda foi formada em 1996 e atua até hoje. Não vou colar a história da banda aqui porque todo mundo passa rapidão as coisas
coladas. Quem quiser saber a história deles taca na Wikipédia :)

A formação atual da banda é:

Masafumi Gotō (後藤 正文 Gotō Masafumi) - Vocal principal e Guitarra Ritmo
Kensuke Kita (喜多 建介 Kita Kensuke) - Guitarra Principal e Backing Vocal
Takahiro Yamada (山田 貴洋 Yamada Takahiro) - Baixo e Backing Vocal
Kiyoshi Ijichi (伊地 知潔 Ijichi Kiyoshi) - Bateria

Kiyoshi, Kensuke, Gotō e Takahiro

Outra coisa bem legal da banda é que as capas dos CDs deles são MUITO BOAS, todas apresentam uns desenhos que parecem ter saído de uma brisa envolvendo música e uma menina. A imagem no topo do tópico é uma montagem com várias capas deles.
Aqui tem algumas delas, dá uma olhada.

Bom, já disse o que disse, agora vou recomendar algumas músicas pra quem quiser conhecer :)

Me estimulam
Haruka Kanata, Rewrite, After Dark (as três openings rs), Fujisawa Loser, Arumachi no Gunjou

Me aguçam a imaginação
Jihei Tansaku, Shindou Satoshi, Flash Back, Entrance

Relaxantes
Neoteny, Road Movie, Kaigan Doori, Blue Train, Yuugure no Aka

Outras?
Loop and Loop, Re:Re, Siren, Sunday, Understand

Mas essas são só as que eu costumo ouvir (ou comecei a ouvir a pouco tempo), há muito mais para conhecer :D e sinceramente, não encontrei uma música deles que eu não gostasse. Só a Siren que eu demorei um pouco mais por causa da introdução dela xD mas de resto é paixão à primeira vista.

É isso aí gente. Kabekowashite yo ~ (destrua o muro, frase da Jihei Tansaku)

2 comentários:

Biel disse...

Poxa.. Falou e disse ^^

AKFG sem duvidas é marcante. A minha primeira pixacão ja feita num tenis dizia: 'Haruka Kanata'. Sim.. Eu ja ouvi muito essa banda e sei como é. Não sei explicar, mas com certeza não é "só mais uma".

Poxa... Talvez seja hora de voltar. Valeu pelo lembrete, abrass xD

Oki (Max) disse...

Caããra, disse tudo², AKFG, é fodastico, Eu gosto mais de Fujisawa looser , e Riraito,