domingo, 30 de maio de 2010

Existe preconceito no mundo cosplay ? ~ また世界のコスプレの偏見とは? ~ Mata sekai no kosupurei no henken to wa?

Eu acho que me inspirei muito pra escrever isso .

Bem, você que tem pesa mais do que gostaria, e é zoado porque você não é magro(a) , você que é negro, e é zoado porque não é branco albino igual ao seu personagem que você mais gosta, você que não tem alguma coisa que seu personagem tem e é achincalhado por isso, essa é a hora para soltar seus demônios e debater-mos .

" Existe preconceito no mundo Otaku Cosplay ? "

A resposta é Sim e Não, ao mesmo tempo. Porque existem muitas pessoas no Brasil que tratam isso com indiferença porque pra elas isso é besteira, uma criação da cabeça das pessoas simplesmente porque algumas são mais " favoráveis " do que outras .

Preconceito existe em todos os lugares e de todas as maneiras possíveis e impossíveis, imagináveis e inimagináveis, porque o ser humano é tão " FODA " que consegue ser preconceituoso das maneiras mais absurdas .


Para os panacas e idiotas que não sabem o que significa preconceito , vou-lhes mostrar :
Preconceito é um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. "

Na minha opinião, no mundo Otaku Cosplay isso ocorre se deve ao " perfeccionismo " do Japão em relação a eles mesmos, porque no mundo Otaku Cosplay, os Otakus/Otomes/Cosplayers Brasileiros eles agregam a maioria das culturas nipônicas para eles mesmo, de fato, o sensato seria se nós só pegassemos a parte boa da cultura deles, e não a parte ruim também .

Talvez por um lado seja entendível, porque quase não existem personagens negros ou morenos em animês, e mesmo porque o padrão da sociedade é ter peitos grandes, bunda grande, corpo bonito e magro com nenhum Q.I na cabeça .

Se vocês não entenderam, vou exemplificar melhor : eu irei mostrar o cosplay da personagem Shihouhin Yoruichi, mais conhecida entre os fãs como Yoruichi do animê Bleach, que é naturalmente negra .

Personagem :


Cosplay :
Shihouin Yoruichi Sleeveless Sideboob

Cosplay feito por Thaís " Yuki " Jussim, uma cosplayer muito famosa no Brasil pelos Otakus e Cosplayers, que é naturalmente branca :


Não desmerecendo essa cosplayer, porque ficou muito bom, mas uma coisa é, pessoas brancas fazem cosplay de personagens negros sem serem zoadas, enquanto que, as pessoas negras que fazem cosplay de personagens brancos, por mais que não queiram, chamam a atenção das pessoas porque é algo que nós não estamos acostumados a ver .

Agora eu me usarei como exemplo, eu fiz o personagem Uzumaki Naruto do animê Naruto Shippuuden :

Personagem :


Cosplay :
 




Eu :



Agora vamos de cosplays por APARÊNCIA FÍSICA,  personagem Morrigan Aensland de Darkstalkers :

Personagem :
  


Cosplay,
que todo o homem insensível e punheteiro amaria ver porque pra eles ISSO SIM é cosplay bem feito:
 


Cosplay, que pra esses não seria TÃO LEGAL, porque a maioria já pensa com a cabeça de baixo ( que na minha opinião ficou FODA *-* ! ) :


Ou seja, no mundo Cosplay, você arrasa e detona se você for branco(a), se for garota, você tem que fazer cosplay de uma personagem muito peituda e coxuda e bunduda, porque é isso que os homens querem, e se fizer isso você será amada e respeitada pelo resto de sua vida, não desmerecendo as garotas que sejam assim, mas garotas que não tem esses atributos, acabam sendo deixadas de lado .

É, isso funciona mesmo, se você quiser ficar mal-falada e com possível fama de vadia ou puta, digo isso porque existe um limite entre o sexy e o sensual e o sou uma garota safadinha que adora fazer cosplays assim e que adora ver os homens babando por mim e indo correr pro banheiro fazer coisas pensando em mim, porque eu adoro ser assim.


Segundo as regras do WCS ( World Cosplay Summit ) que para aqueles que não conhecem é o maior evento de campeonato cosplay do planeta, onde vem os melhores cosplayers de cada país tentar ganhar o prêmio, não pode participar gordos e muito menos negros, mesmo se você fizer cosplay de um personagem que é gordo, já na seletiva para a WCS você seria desclassificado, mesmo fazendo a apresentação ou não. Ou seja, se você é gordo(a) segundo as regras deles, vá para uma academia, se você é negro(a) segundo as regras deles, arranje uma maquiagem homogênea que não derreta no calor e se pinte de branco ( isso não é brincadeira ) .

- Alê-Kun, existe algum jeito de se acabar com isso ? Existir, existe ....mas nós teriamos que fazer todos os homens deixarem de serem insensíveis e não deixarem se levar pelo o que apenas está por fora, e todas as pessoas deveriam deixar de ser preconceituosas, o que é bastante improvável de acontecer .



- Mas então, todos os negros que quisessem participar de campeonatos tipo WCS, teriam que " se pintar de branco " ? Por mais estranho que seja, sim, porque segundo as regras deles não são aceitos negros, mas talvez se você for um negro que esteja fazendo um personagem branco e estiver pintado de branco, é capaz que você possa participar da seletiva, o grande problema é se eles não deixarem você participar mesmo sabendo que você está pintado da cor do personagem .

-
Negros e gordos podem andar livremente pelos os eventos sem ser perseguidos ou zoados  ? Talvez, depende muito do dia/momento, mas a chance de eles serem zoados por grupos de otakus/otomes que são ignorantes em relação a isso, é bem maior do que os que são " parecidos " com os personagens .



- Existem " divisões " para cosplays ? Bem, não deveria ..mas existem, existem aqueles que fazem por diversão, que na " opinião das pessoas que entendem do assunto " não fazem pra ficar parecido do personagem.
E tem aqueles que fazem para serem os " TOP " , que segundo a " opinião das pessoas que entendem do assunto " essas são as pessoas que se dedicam 100% pelo cosplay, porque esses que são parecidos por natureza são os melhores e mimimi .

- Eles deveriam criar um campeonato cosplay só para negros e gordos ?Definitivamente não, porque aí sim o preconceito estaria exposto de uma forma pública e aí sim começariam a dar muitos problemas no eventos e campeonatos cosplay, porque por enquanto ele ainda esta meio "escondido" das pessoas .

Bem, eu sou negro e peso 97 quilos, muitas pessoas me conhecem por aí como " Naruto Negão " por causa do cosplay, alguns me acharam legal e outros não , alguns me acharam melhor do que o próprio Naruto, outros não, outros me acharam horrível e que eu deveria parar de fazer cosplay porque eu não tenho vocação pra isso e outros não .

A questão é que cada um tem uma visão diferente de preconceito, então não adianta eu sair dizendo essas coisas que eu disse aqui sem eu ter um fundamento ou uma base pra me apoiar no que eu acabei de dizer, portanto, fica a critério de cada concordar com o que eu disse ou não .




Eu vou até o fim com isso, mesmo se dando bem ou mal no final, eu vou até o fim por um mundo cosplay sem injustiça, onde todas as pessoas vão poder fazer o cosplay que elas gostem sem serem humilhadas e achincalhadas, sem serem descriminadas porque são negras, porque são gordas, porque para algumas pessoas certas meninas não tem peito, não tem bundas, ou não sou bonitas , porque para mim não funciona assim .

Sou Alê, sou o Densetsu no Baka n°1, e eu vou até o fim por um mundo otaku e cosplay melhor para todos .

Esse post tem relação com acontecimentos passados em eventos que eu fui e sobre as regras da WCS que eu vi hoje durante a tarde , se você achou isso ofensivo ou preconceituoso, me desculpem, mas não dá para agradar a todos .

Comentem e digam o que vocês pensam sobre isso :3

See ya o/ !

21 comentários:

Marcelo »Queijo disse...

isso foi mto nobre. o3o
e acredite q antes de ser seu amigo eu era seu fã. Não sei nem se vc vai lembrar... xD

Alêzito disse...

Lógico que eu lembro qjn, frases de amigos verdadeiros nós jamais esquecemos /ownquegay

e obrigado, mesmo, pelo elogio *--*

Hideo disse...

Otaku de verdade bão liga pra essas coisas, acredite, (talvez por isso seje otaku)...ou não, muito boa a abordagem desse post , cara eu queria faze cos de Kira mais sei lá, entrei em conflito c/ esse post!!

Pedro d'Arc disse...

KERO FAZER COS D KOUTA!!!


gostei,dá uma boa discussão! xDD

Bruno Antonelli disse...

WCS SUX!

E eu tbm antes de te conhecer melhor ja era seu fã XD

Vamos arregaçar essas regras!

Alêzito disse...

Na minha opinião, não é uma questão de " Um otaku de verdade não liga pra isso "

Todo mundo liga por mais que não aparente, ninguém é de ferro .

Mesmo que você não chore, você fica magoado e infelizmente é uma realidade que enfrentamos nesse mundo, mas você pode decidir ser forte e seguir em frente ou sentar e chorar .

Escolhas, nós todos sempre tivemos.

Mah disse...

Nossa, estava procurando na internet sobre cosplay negros e achei esse seu post, está de parabéns! Eu não tenho a pele muito negra, muito menos branca, mas quero muito fazer o cosplay da Konan (Naruto). E eu vou fazer :D Vou fazer porque me identifico com a personagem. Não quero ganhar o desfile de melhor cosplay, apenas quero interpretar a personagem que tanto gosto! Sei que vou ouvir críticas, mas isso não vai ser empecilho para mim. Eu acho que a cor de pele não deve importar em um cosplay que foi bem feito e interpretado ^^

Anônimo disse...

Se os brancos naum gostam dos negros, para que usar um cosplay de uma personagem negra? depois disso, começam a zoar de si mesmos

A Lisse in Neverland disse...

Então.. não sou otaku, nem nada, mas em termos de verossemelhança, acho que os critérios observados deveriam ser caracterização e interpretação. Caracterização implica, obviamente, em estar parecido com a personagem em questão.. Isso, se nós formos puristas. Então, yeah, um Naruto loiro que interprete medianamente versus um Naruto negro que interprete phodasticamente a personagem.. bem, as chances ainda são maiores pro loiro, pq ele levaria 10 em aparência e 5 em interpretação. Pura lógica..

Agora se vc quer é se divertir.. nah, então vai lá, faça o personagem que quiser e seja feliz. Foda-se o que os outros pensam. Eu mesma, na única vez em que realmente considerei em fazer um cosplay, foi por sugestão de um amigo.. ia fazer a Yoruichi, pq eu tenho um tipo físico e tom de peles propícios à ela. Isso pq eu acho bacana essa similaridade entre o coslplayer e o personagem. Mas cara, se é por diversão, vai fundo. faze o que tu queres que é tudo da Lei.

Grande Abraço.

Lis Martin.

P.S.: Esses bunda moles da competição oficial deveriam ser chutados. Que bando de escrotos faz esse tipo de regra absurdamente non sense e discriminativo???! Bacacas, é o que eles são. E mais babaca ainda é quem ratifica isso.

Anônimo disse...

O fato de nao existir muitos personagens negras creio que seja pelo fato da população japonesa não haver muito negros, de uns anos para ca isso vem mudando e nos animes tambem. As pessoas tem mania de ver preconceito em tudo tem que para com isso aff enche a paciencia isso de negro branco, sou negro e nao ligo, o que importa num cosplay é a diversao.

Alexia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexia disse...

Eu acho que As pessoas deviam ver Os cosplays Pela produção e pela interpretação , Pq ninguem tem culpa de nascer coma cor da pele negra , e de ser gordinho , Se eu fosse cosplay , tenho a pele escuro e nao ligaria para isso , embora me sentiria magoada .
E Cinseramente asho mt legal cosplays Negros , nunca vi um cosplay obeso , gordinho , qq tem? aff , Preconceito ridiculo..
Asho q o que conta mais é a Paixao q a pessoa tem pelo que faz .

Obs: Vc Ficou mmt da hr de Naruto ! xD , e se os Otakus fanaticos se sentem ofendidos , dane-se , o que importa mais é ser feliz !

Renata disse...

Falou tudo!! eu ja havia visto isso e comentado inclusive, num evento aqui da minha cidade foi um Inuyasha bem negão msm, mas estava com a roupa, peruca e tdo bonitinho e foi zuado, agora foi uma menina branca com coplay de Karui (Naruto Shippuden) e ninguem falou nada então querendo ou não existe sim um preconceito no mundo cosplay, a maioria das pessoas gostam de criticar e falar mal, mas realmente não sabem o quanto é dificil vc fazer ou comprar seu cosplay,ter a coragem de ir vestido,fazer poses etc... por isso eu valorizo muito e nunca fico zuando otros cosplays, e pra falar a verdade eu acho isso ridiculo, afinal estamos no "BRASIL" q é um país tropical, não estamos no Japão, lá a maioria são brancos msm peça questão do clima, mas aqui temos uma divercidade iemnça de cores e raças, por isso eu acho q msm q vc não goste de um cosplay vc num tem nada q ficar zuando e sim respeitar , pq se vc não quer ser zuado então q direito vc tem de zuar o outro?!! Te admiro muito por ter feito o cosplay do Naruto, eu tbm vou fazer e sou moreninha e não to nem ligando xD Afinal cosplay é diverção, se não é divertido então não é cosplay

Bjks!!!!!!

Thamylei disse...

Oi Alê!
Bom, primeiro queria parabenizá-lo pelo texto, que eu li faz tempo, quando começei a segui seu blog, mas na época estava com preguiça de comentar XD

Enfim, vi atrás desse post para conferir, porque uma pessoa de outro blog o copiou:
http://revistacosplayersotaku.blogspot.com/2011/11/preconceito-sobre-o-cosplay.html

Não sei se vc deu permição ou sei lá, mas vi que o texto é o seu, inclusive não mudaram a legenda do foto do naruto.
Mas achei que devia avisar.

beijos!

Biah Shock disse...

É, eu quero fazer cosplay do L ou do Naruto, e sou Negra, tenho medo do preconceito, mais isso mudou depois que li esse post. Muito Obrigado!

Vinny Padial disse...

Ale eu concordo com vc. Mas o pre conceito não vem só no sentido perjorativo, também vem na super valorização que seria o pre conceito positivo, quenem no seu caso de cosplayer, um lado das pessoas acham que é ridiculo um negro fazendo cosplay do naruto que é alemão, já o outro tem aquela ideia de, puta que pariu que foda um negro de naruto, ficou foda pra caralho. Acontece comigo também, eu quero fazer cosplay do kinnikuman e o povo fala que eu tenho quw fazer academia pra ficar bombadão, sendo que tem musculo inflável. Agora sobre a WCS, acho ridiculo esse tipo de coisa, quer dizer que um negro não pode fazer cosplay de Afro samurai justamente porque ele é negro. E um Gordo não pode fazer cosplay de homer pq ele é gordo. Pelo amor WCS, estamos no século XXI, se vocês se acham Deus pra dizer quem deve ou não deve competir, por que vcs não pagam as contas da negada e da gordada? Mas ter exemplo assim é bom porque até as coisas ruins são boas pra nós porque serve de exemplo pra não fazermos isso futuramente.

Alessa Leng disse...

Olá Alê meu nome é Alessa adorei sua postagem,existe sim muito preconceito no meio cosplay e eu não sabia dessas regras(rudiculas) do WCS.Bem estou planejando montar um grupo de cosplayers negros para ir a eventos, eu sei que isso não vai acabar com o preconceito das pessoas mas pode servir para incentivar outras pessoas negras,gordas,sem peito,etc a fazerem cosplays tb e talvez aos poucos causar uma mudança.se alguem se interessar o meu e-mail é angeliqueangel1992@yahoo.com.br
Bjs.

PoderBranco disse...

Ja querem poluir a cultura japonesa né ? o raça fudida.

Luana disse...

PoderBranco, volte a estudar. só existe uma raça: humana. ^^ No seu caso você é apenas um verme de existência ordinária.

Ps.: Adorei o post.

Unknown disse...

Nossa valeu,sem palavras.
Sempre quis fazer cosplay da Hinata do Naruto e sempre que eu fazia eu perdia a coragem,mas agora isso mudou e graças a você. E só quero agradecer e espero mesmo que esse preconceito acabe de vez!

Muito obrigada tá!!

Unknown disse...

Obrigado,suas palavras me ajudo.